Equipe


Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenadora do Laboratório de Biologia Molecular do Desenvolvimento. Bacharel em Ciências Biológicas/Biologia Molecular pela Universidade de Brasília, fez Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ, Pós-doutorado pela Universidade da California em San Diego e estágio sênior na Universidade de Princeton (EUA). Desenvolve pesquisa na área de Genética Molecular do Desenvolvimento, e de Edição Genômica para o controle biológico de insetos vetores de doenças humanas. Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, é líder de grupo no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Entomologia Molecular (INCT-ENEM).

Pós-doutorando no Laboratório de Neurobiologia Celular e Molecular no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho na UFRJ e no Laboratório de Biologia Molecular do Desenvolvimento. Seu projeto envolve a criação e o desenvolvimento de uma plataforma biotecnológica intitulada Fly2Human, que busca genes e moléculas com potencial terapêutico para doenças genéticas humanas de forma personalizada, incluindo Esclerose Lateral Amiotrófica, e utilizando a mosca Drosophila melanogaster e células tronco derivadas de pacientes para triagem de variantes genéticas paciente-específico.

Bolsista de Iniciação Científica do Laboratório de Biologia Molecular do Desenvolvimento. Atua na criação e atualização das mídias sociais referentes ao Laboratório. Atualmente realiza a graduação em Ciências Biológicas – Habilitação em Biotecnologia, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Rio de Janeiro (IFRJ).

Pós-doutorando no Laboratório de Biologia Molecular do Desenvolvimento na área de Evolução e Desenvolvimento (EvoDevo) de insetos na UFRJ. Busca entender como a interação entre vias sinalizatórias molda as etapas precoces do desenvolvimento de Drosophila melanogaster e de outras espécies de insetos.

Bolsista de Iniciação Científica do Laboratório de Biologia Molecular do Desenvolvimento. Atua na área de edição gênica por CRISPR-Cas9 do barbeiro Rhodnius prolixus, visando analisar as vias de reparo de DNA., para controle biológico do vetor da Doença de chagas. Graduanda em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Bolsista do Programa de Treinamento e Capacitação Técnica, no Laboratório de Biologia Molecular do Desenvolvimento. Mestre pelo Programa de Ciências Morfológicas (PCM) do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente tem trabalhado em estratégias de biotecnologia para alteração do genoma do barbeiro.

Bolsista de Iniciação Científica do Laboratório de Biologia Molecular do Desenvolvimento. Atua com o estudo do papel da via de Bone Morphogenetic Proteins (BMP) na transição materno-zigótica do organismo modelo Drosophila melanogaster. Graduando em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Bolsista de Iniciação Científica do Laboratório de Biologia Molecular do Desenvolvimento. Atua na modelagem de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) gerando Drosophila melanogaster com mutações paciente-específica. Graduando em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mestranda em Ciências Morfológicas na UFRJ. Atua na identificação das bases moleculares que controlam a pigmentação das asas de machos de Drosophila suzukii. Graduada em Ciências Biológicas com Bacharel em Genética pelo instituto de Biologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2020 e em Ciências Biológicas com Licenciatura pelo Instituto de Biologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2023.

Mestrando no Instituto de biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) e coorientado pela Coordenadora Helena Araújo no Laboratório de Biologia Molecular do Desenvolvimento (ICB). Atua no estudo de proteínas da via Toll, relacionadas com o estabelecimento do eixo dorso-ventral da Drosophila melanogaster. Graduado em Ciências Biológicas – Biofísica pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho.

Pós-doutoranda do Laboratório de Biologia Molecular do Desenvolvimento. Bióloga (IFRJ), MSc. e PhD em Bioquímica e Biologia Molecular (IBqM/UFRJ). Atualmente é pós-doutoranda no Laboratório de Biologia Molecular do Desenvolvimento atuando no desenvolvimento de técnicas de edição gênica no Rhodnius prolixus, inseto vetor da doença de Chagas. Possui interesse na área de Biologia molecular com foco em Biologia de vetores hematófagos, interação molecular entre parasita-vetor e edição genômica por CRISPR.